ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA COMPLEMENTAÇÃO EQUIPE DE TUTORIA EM CURSOS ON LINE

Texto: 

PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA COMPLEMENTAÇÃO DE VAGA DE TUTORIA DE APOIO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO A DISTANCIA DO CURSO EXTENSÃO EM GESTÃO DE  POLÍTICAS PUBLICAS DE GÊNERO E RAÇA

                 

 A Superintendência de Educação à Distância no uso de suas atribuições, considerando o estabelecido no Regimento Interno da Universidade Federal da Bahia torna público o processo simplificado de seleção complementar de Tutor/a de Apoio Acadêmico em EAD, por tempo determinado, com recursos oriundos de fontes próprias ou de terceiros, de pessoa física por serviços prestados no âmbito da UFBA e demais legislações pertinentes.

1.       DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1            A seleção regida por esta Chamada Pública será executada por intermédio da Superintendência de Educação à Distância.

1.2            Esta seleção terá validade de 12 (doze) meses, a contar da data da homologação do seu resultado final, e poderá ser prorrogada por igual período, a critério da Administração.

1.3            O/a profissional selecionado/a poderão fazer jus ao recebimento de parcelas de remuneração bruta, durante o período que atuar nos projetos vinculados a esta Superintendência de Educação à Distância.

 2.                DO NÚMERO DE VAGAS E DA CARGA HORÁRIA

2.1            O Processo Seletivo destina-se ao preenchimento de vagas residuais com vistas ao desempenho relacionado à função temporária de Tutor/a de Apoio Acadêmico em EAD, para o cursos GPPGER-Extensão 2014-2015. Em conformidade com o Ofício Circular 20/2011- DED/CAPES que estabelece que os/as tutores da UAB devem ser alunos/as de programa de pós-graduação de IES pública ou possuir outro tipo de vínculo com a IES de atuação, como por exemplo, ser professor/a voluntário/a, assistente ou similar, dois terços das vagas serão ocupadas obrigatoriamente por aquelas(es) que atendam a tais exigências.

2.2            Trata-se de Chamada Pública para prestação de serviço, sem vínculo empregatício, a ser executada por determinado período, por prazo a ser definido pela coordenação de cada curso.

2.3            Carga horária de 30 (trinta) horas semanais para acompanhamento da turma à distância sob sua responsabilidade:

  • Observar critérios éticos que permitam estabelecer uma comunicação eficaz com a Coordenação, com o/a Professor/a  Formador/a e com os demais colegas de trabalho a fim de estimular a criação de um ambiente que favoreça o processo de aprendizagem de todos;
  • Participar de reuniões presenciais em horários a serem definidos pela Coordenação do Curso;
  • Ter abertura e flexibilidade, pois o trabalho estará sujeito à críticas e sugestões;
  • Possuir acesso rápido e contínuo à Internet banda larga.

 3.               DOS REQUISITOS, DAS ATRIBUIÇÕES E DA REMUNERAÇÃO

 3.1   Requisitos para tutor/a de apoio acadêmico em EAD para o Curso de Extensão em Gestão de Políticas Públicas com Foco na Temática de Gênero e Raça (01  vaga):  Mestrando/a e/ou Especialista em Estudos de Gênero e Feminismo ou em áreas afins com projeto de dissertação e/ou monografia concluída em estudos sobre a mulher e gênero; Graduação em Ciências Sociais, Administração, Direito, Serviço Social e áreas afins; apresentar carta versando sobre a relevância do tema e sua trajetória na área.

 3.2     Atribuições dos Tutor/a:

  • Participar de reuniões presenciais com a Coordenação do Curso, quando solicitado;
  • Participar do Curso de Formação de Tutores antes do início do Curso;
  • Participar de reuniões com o Professor/a Formador (a) de cada Módulo, sempre que solicitado;
  • Conhecer o cronograma de estudo e de avaliações da turma sob sua responsabilidade;
  • Orientar os estudantes na busca das informações necessárias para a construção do conhecimento e para o alcance da autonomia como estudante de educação à distância;
  • Acompanhar e dirimir as dúvidas dos estudantes nas atividades realizadas através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), certificando-se de que a dúvida foi sanada;
  • Acompanhamento e retorno das atividades pedagógicas escritas e on-line;
  • Encorajar e auxiliar os estudantes na busca de informações adicionais nas mais diversas fontes de informação: bibliotecas virtuais, endereços eletrônicos, bibliotecas, etc.;
  • Atualizar o registro de notas e frequência no AVA;
  • Orientar os estudantes sobre a importância da utilização de todos os recursos oferecidos no AVA para a aprendizagem;
  • Comunicar-se com os/as alunos/as que não recorrem à tutoria ou que não realizam as atividades e avaliações, através de e-mail e/ou telefone;
  • Respeitar os princípios da ética nas discussões com os/as cursistas e colegas de equipe;
  • Realizar com pontualidade as atividades previstas para a turma sob sua responsabilidade;
  • Acompanhar e atualizar as informações pertinentes à sua turma na plataforma;
  • Apresentar um relatório de atividades ao final de cada Módulo à Coordenação do Curso com o registro da participação do estudante, suas principais dúvidas e respectivas orientações, encaminhamentos e registros de informações sobre os tipos e os níveis de dificuldades que os estudantes apresentam em relação a tópicos dos módulos e respectivos materiais didáticos.

3.3        Remuneração:

  • Os/as tutores/as selecionados/as receberão bolsas de tutoria no valor de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais) cada, conforme Resolução CD/FNDE Nº. 26 de 5 de junho de 2009, durante todo o período de acompanhamento do curso;
  • Os/as tutores/as selecionados não poderão ter vínculo com outros projetos pertencentes ao Programa Universidade Aberta do Brasil/UAB/FNDE, no período previsto para o desenvolvimento das atividades.

·        Em conformidade com o Ofício Circular 20/2011-DED/CAPES que estabelece que os/as tutores/as da UAB devam “estar vinculado ao setor público, ser aluno de programa de pós-graduação de IES pública ou possuir outro tipo de vínculo com a IES de atuação, como, por exemplo, ser professor voluntário, assistente ou similar.", dois terços das vagas serão ocupadas obrigatoriamente por aquelas/es que atendam a tais exigências.

4.0       DA INSCRIÇÃO

           4.1       Para efetivar o pedido de inscrição o/a candidato/a deverá entregar os seguintes documentos, em envelope lacrado, no endereço abaixo especificado no período de 10 a 14 de abril 2014.

Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher/Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas/UFba
Estrada de São Lázaro, 197 - Federação  40. 140-730   Salvador/Ba

        ·     Fotocópia do comprovante da maior titulação solicitada;

·     Curriculum vitae com documentos comprobatórios;

·     Carta versando sobre a relevância do tema e sua trajetória na área;

·     Fotocópia de comprovante de vínculo com serviço público em uma das três esferas (união, estado, município) quando for o caso;

·     Comprovante de experiência em educação à distância (a experiência em EAD será usada, se necessário, como um critério de desempate para a seleção).

4.2     O candidato ao realizar a inscrição para o processo seletivo, declara:

·     Atender a todos os requisitos para o exercício da função;

·     Ter disponibilidade de tempo para desenvolvimento das atividades propostas;

·     Cumprir e aceitar todos os itens e as condições presentes nesta Chamada Pública;

·     Se responsabilizar pela veracidade das informações prestadas no presente processo, sob as penas da lei.

 5       DA SELEÇÃO

5.1      A seleção se fará em 02 (duas) etapas:

·     Primeira etapa: Análise dos documentos e verificação do cumprimento dos requisitos;

·     Segunda etapa: avaliação de domínio de conteúdo programático do curso.

5.2       Somente serão convocados/as para a segunda etapa os candidatos selecionados na primeira etapa.

 6      DO RESULTADO DA SELEÇÃO

6.1   O resultado da primeira etapa do processo seletivo será divulgado no dia 22 de abril de 2014.

6.2   O resultado final do processo seletivo será divulgado pela Coordenação de cada curso.

6.3   É de total responsabilidade total do/a candidato/a a busca de informações sobre o processo  seletivo junto à Coordenação do curso.

6.4   Os prazos e datas referentes ao resultado desta seleção estão especificados no item 8 da presente chamada.

 

7      DA DOCUMENTAÇÃO

7.1  Os/as selecionados deverão se apresentar à Coordenação do curso, para assinatura do Termo de Compromisso;

7.2 Serão exigidos dos/as candidatos/as selecionados/as os seguintes documentos: RG, CPF, título eleitoral com os comprovantes das duas últimas eleições, Certificação da última titulação, comprovante de residência, currículo lattes;

7.3   O/a candidato/a que na data da contratação  não reunir os documentos citados acima perderá o direito ao ingresso na referida Função Temporária.

 

8      DO CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

 

Datas Prováveis

Eventos

10 a 14 de abril de 2014

Período de Inscrição.

15 de abril de 2014

1ª Etapa – análise do curriculo

16 de abril de 2014

2ª Etapa - prova

22 de abril de 2014

resultado

9        DISPOSIÇÕES FINAIS

9.1  A prestação de serviços, constantes da presente Chamada Pública, não acarretará, em qualquer hipótese, vínculo empregatício com a UFBA ou qualquer outra Unidade             Administrativa e/ou Acadêmica.

9.2  O não cumprimento de qualquer item da presente Chamada Pública implicará na eliminação do/a candidato/a.