Linhas de Pesquisa

Gênero, Alteridades e Desigualdades

 

Recobrindo ampla área de interesse, esta linha de pesquisa reúne investigações empíricas e reflexões teóricas, numa perspectiva feminista, sobre produção e expressões de gênero na sua diversidade, voltando-se para a análise das relações, sociabilidades, lugares, instâncias e significados em que elas se forjam e se transformam no espaço e no tempo. Dedica-se à análise da dinâmica das relações sociais, ou seja, das suas várias intersecções, seus efeitos e os contextos específicos nos quais elas têm lugar, debruçando-se sobre parâmetros teórico-metodológicos para uma reflexão sobre a diferenciação/articulação dos marcadores sociais de gênero/sexo, idade/geração, raça/etnia, sexualidade/orientação sexual e classe nas sociedades capitalistas, com ênfase na análise da sociedade brasileira.

Componentes:

Profa. Dra. Alda Britto da Motta
Áreas de interesse: Dinâmica de gênero e gerações; envelhecimento; relações de família, solidariedades e conflitos.

Profa. Dra. Ângela Lúcia Silvia Figueiredo
Áreas de interesse: identidade negra, racismo embranquecimento, mobilidade social, classe média negra, relações de gênero, política do corpo, beleza negra, sexualidade e prevenção do HIV-AIDS.

Profa. Dra. Darlane Silva Vieira Andrade
Áreas de interesse: teorias feministas, relações de gênero e sexualidade, solteirice, relações sociais e familiares contemporâneas, gênero e psicologia, uso de métodos mistos em pesquisa.

Profa. Dra. Iracema Brandão Guimarães 
Áreas de interesse: Gênero e família, trabalho, família e trabalhadores.

Prof. Dr. Felipe Bruno Martins Fernandes
Áreas de interesse: Ensino de Gênero e Sexualidade.

Prof. Dr. Leandro Colling
Áreas de interesse: representação de LGBTs na mídia, as temáticas LGBT e queer nos produtos culturais e sobre políticas para o respeito à diversidade sexual e de gênero; tensões entre movimento LGBT e ativismo queer. 

Profa. Dra. Márcia dos Santos Macedo
Áreas de interesse: Família e mulheres chefe de família; crítica à feminização da pobreza; Gênero, políticas públicas e empoderamento das mulheres. 

Profa. Dra. Maria Gabriela Hita
Áreas de interesse: identidades, sexualidades, família, questões raciais e participação cidadã ou popular em contextos urbanos.

 

Gênero, Arte e Cultura

 

Procura observar as relações da cultura em suas diversas linguagens e da ciência com estruturas sociais de poder, as formas de construção de estratégias culturais, de produção do conhecimento e artística que deslocam as posições de poder e seus efeitos nas expressões de gênero e outros marcadores sociais.

Componentes:

Profa. Dra. Ivia Alves
Áreas de interesse: Representações de mulheres em seriado. Feminismo na Bahia (décadas de 70 e 80) através de documentos; produção de autoria feminina.

Profa. Dra. Laila Andresa Cavalcante Rosa
Áreas de interesse: epistemologias feministas pós-coloniais, etnomusicologia feminista, religiões afro-brasileiras, música popular tradicional do Nordeste Brasileiro, compositoras brasileiras, educação musical pela diversidade humana, violino e rabeca nos contextos da música popular e tradicional brasileira.

Profa. Dra. Lindinalva Rubin
Áreas de interesse: Gênero, cultura, comunicação, cinema, televisão e representações.

Profa. Dra. Nancy Rita Vieira
Áreas de interesse: Produção de autoria feminina. Representações de mulheres na literatura e na cultura. Cenas de mulheres na literatura baiana contemporânea.

 

Gênero, Ciência e Educação

 

A linha congrega estudos que analisam as relações de gênero nos espaços acadêmicos e no meio científico em geral. Analisa ainda a própria produção do conhecimento nas diferentes áreas, em seus aspectos epistemológicos e metodológicos à luz do pensamento feminista e os impactos da Ciência e Tecnologia na vida das mulheres. Os estudos articulam saberes nas áreas da Linguagem, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias, em estrita relação com a Educação; em especial com as Teorias de Currículo, História e Filosofia da Educação, com ênfase na perspectiva de gênero.

Componentes:

Profa. Dra. Ângela Maria Freire Souza e Lima 
Áreas de interesse: Mulheres na Ciência: aspectos estruturais e epistemológicos. Gênero no ensino das Ciências. 

Profa. Dra. Iole Macedo Vanin 
áreas de interesse: História das mulheres e do feminismo na Bahia; gênero e Educação; História, feminismo e ciência.

Profa. Dra. Lina Brandão de Aras
Áreas de interesse: História, mulheres e gênero.

Profa. Dra. Rosângela Costa Araújo
Áreas de interesse: Educação, administração de sistemas educacionais na interface dos estudos sobre raça, gênero, cultura e desenvolvimento. Ações afirmativas em educação e cultura afro-brasileira com foco nos estudos sobre capoeira e religiões de matrizes africanas.

 

Gênero, Poder e Políticas Públicas

 

As atividades dessa linha de pesquisa têm por objetivo entender como, a partir das relações de gênero, podemos vivenciar, reproduzir, contestar ou subverter o poder. Para tal, entendemos o poder como algo mais do que um conjunto de aparelhos e instituições que garantem a sujeição dos indivíduos ao Estado ou meramente um sistema de dominação exercido por uma classe sobre a outra ou até mesmo como uma certa capacidade que alguém possua. Nessa perspectiva interessa ver como as relações de gênero perpassam o Estado, o governo e as outras instituições e praticas políticas, através de práticas educativas, culturais, das relações econômicas e/ou sexuais e quais os mecanismos de transformação e resistência lançado mão pelas mulheres, e aí o feminismo, as novas institucionalidades democráticas e as políticas públicas.

Componentes:

Profa. Dra. Ana Alice Alcantara Costa (in memorian)
Áreas de interesse: Mulher, gênero e poder; a esquerda e a ditadura Militar no Brasil; movimento feminista na Bahia e no Brasil.

Profa. Dra. Cecilia Maria  Bacellar Sardenberg 
Áreas de interesse: Empoderamento, políticas públicas de combate à violência; teorias e epistemologias feministas.

Profa. Dra. Josimara Aparecida Delgado
Áreas de interesse: relações entre classe, gênero e gerações, histórias de vida, memórias e proteção social de antigos trabalhadores; gênero e políticas públicas; trabalho do assistente social.

Profa. Dra. Maíra Kubík Taveira Mano
Áreas de interesse: teorias feministas; feminismo; estudos de gênero; participação e representação política das mulheres; democracia.

Profa. Dra. Márcia Santana Tavares 
Áreas de interesse: Relações de gênero, práticas e representações sociais, família; gestão, monitoramento e avaliação de políticas públicas, mais especificamente, a política de gênero, de enfrentamento à violência contra a mulher e de assistência social.

Profa. Dra. Sílvia Lúcia Ferreira
Áreas de interesse: Saúde da Mulher, Gênero e Saúde, Trabalho e Saúde; Políticas de Saúde.

Profa. Dra. Valéria dos Santos Noronha Miranda
Áreas de interesse: Saúde, Gênero, Raça/Etnia; Marxismo, Política, Cultura e Mídia; Serviço Social e formação profissional.

Profa. Dra. Vanessa Ribeiro Cavalcanti
Áreas de interesse: Direitos Humanos; História Contemporânea e do Tempo Presente; Gêneros, Gerações, Famílias; Políticas Públicas; Movimentos sociais, Migrações e Violências; Teoria e Historiografia.