Processos Acadêmicos

Processos Acadêmicos
 
Admissão
 
A admissão no Mestrado ou Doutorado inicia com a aprovação da(o) candidata(o) no processo seletivo (ver pagina específica) e posterior homologação do resultado da seleção pelo Colegiado do PPGNEIM. Após essas etapas, a candidata(o) deverá realizar sua matrícula na Secretaria do Programa, conforme calendário específico.
 
Matrícula 
 
A primeira matrícula consta da inscrição nas disciplinas obrigatórias, optativas e em atividades,  mediante o preenchimento da ficha cadastral.
 
Para as matrículas subseqüentes, cada aluna(o) deverá planejar com sua(seu) orientador(a) as disciplinas ou atividades pertinentes. A matrícula é efetivada via on-line por cada interessada(o), através do acesso à página da Supac, obedecendo o prazo estabelecido pelo calendário acadêmico anual.
 
Trancamento de disciplinas
 
O trancamento parcial e/ou total deverá ser solicitado diretamente na Secretaria do PPGNEIM através de oficio, dentro dos prazos estabelecidos pelo calendário da UFBA, cujo processo será apreciado pelo Colegiado, que emitirá parecer conclusivo, após a anuência da(o) orientador(a).
 
Aproveitamento de estudos
 
Poderão ser aproveitadas disciplinas ou créditos cursados em outros Programas de Pós-Graduação na UFBA, em Instituições que tenham cursos reconhecidos pela CAPES ou no próprio Programa, na condição de aluna(o) especial ou regular. A relação dos cursos reconhecidos pode ser acessada através do endereço da CAPES.
 
A solicitação de aproveitamento de estudo deverá ser requerida na Secretaria Geral de Cursos, que a encaminhará ao PPGNEIM, através de processo específico, acompanhado dos respectivos planos de ensino, programas das disciplinas e histórico escolar. 
 
Dilatação de prazos
 
Ao finalizar os prazos previstos para conclusão dos cursos de Mestrado (24 meses) e Doutorado (48 meses) o(a) aluno(a) que excepcionalmente não tenha apresentado sua defesa, deverá entrar com processo junto a SGC solicitando ao Colegiado do PPGNEIM dilatação de prazo para semestre consecutivo. Tal solicitação deverá ser acompanhada de parecer escrito do(a) Professor(a) orientador(a).
 
Após a analise da justificativa apresentada, o referido Colegiado dará sua aprecisção.
 
Qualificação
 
De acordo com os arts. 23 e 33 do Regimento Interno do PPGNEIM, o Exame de Qualificação é obrigatório para mestrandas/os e doutorandas/os, devendo seguir as seguintes diretrizes:
 
1 - A Orientadora deve solicitar a formalização da banca de qualificação ao Colegiado, indicando sugestão de membros da banca, data e horário, através de Ofício e Formulário de dados da banca de qualificação devidamente assinados.
 
2 - A Qualificação ocorrerá em sessão única perante comissão examinadora de três professores/as (umas delas a Orientadora), e consistirá de:
a) defesa de projeto de dissertação/tese;
b) avaliação do conhecimento do/a estudante de mestrado ou doutorado no que se refere a aspectos teóricos e metodológicos de sua área de pesquisa;
c) conhecimento da literatura referente à área mais ampla na qual se insere o seu projeto;
d) apresentação de documento da qualificação que deverá constar de projeto de pesquisa com detalhamento da metodologia, um capítulo completo da dissertação, relatório da pesquisa de campo com indicação da análise e estrutura da dissertação (proposta de organização do relatório final).
 
* A ata de qualificação e os certificados dos participantes da comissão examinadora são de responsabilidade da Secretaria do PPGNEIM e serão entregues à Orientadora na data da banca. Ao término da sessão, a ata preenchida deverá ser entregue à Secretaria para ser arquivado.
 
* Havendo A necessidade de passagens e diárias para participante externo, domiciliado fora de Salvador, a orientadora deve comunicar à Secretaria com a antecedência de 30 dias, para que seja iniciado os procedimentos do pedido.
 
* Restando dúvidas, consulte o Regimento Interno do PPGNEIM, disponível na aba 'Regimentos' do site.
 
Defesa de Dissertação ou Defesa de Tese
 
1 - Formulário de dados da banca de defesa (para mestrado / para doutorado) assinado palo/a orientador/a. IMPORTANTE: A(O) estudante deve guardar estes dados também. Precisará mais tarde para preencher o cadastro de informações para publicação da dissetração/tese na biblioteca virtual. 
2 - Ofício (para mestrado / para doutorado) do(a) orientador(a) para o colegiado solicitando formalização da banca de defesa, indicando sugestão de membros da banca, data e horário.
3 - Haver cumprido totalidade de créditos necessários
4 - Cópia dos artigos publicados durante o curso, conforme estabelecido em regimento.
5 - Ofício Convite emitido pela coordenação PPGNEIM (assinado) informando as(aos) componentes da banca sobre data, horário e local. Este documento deve ser entregue juntamente com a cópia do material. 
6 - Ata de Defesa de Dissertação ou Tese 
7 - Lista de Presença da Defesa
 
Homologação de Dissertação ou Tese
 
1. Copia da ata de defesa
2. Parecer de cada membro da banca examinadora 
3. Apresentação de 03 (três) exemplares do trabalho final após os ajustes necessários, atendendo às normas internas (ver item específico)
4. Atestado de autorização da(o) orientadora(or) informando que o texto final atende todas as recomendações da banca examinadora
5. Copia do texto final em CD (PDF sem chave) - 03 (três) exemplares.
6. Autorização de direitos autorais e cadastro de informações para divulgação na Biblioteca Virtual - 03 (três) cópias de cada, todas assinadas. O cadastro de informações só será aceito TODO PREENCHIDO (e-mail e CPF dos componentes da banca).
7. Comprovação de 02 (dois) artigos publicados durante a Pós-Graduação (fotocopias) para o mestrado e, no caso de doutorado, 02 (dois) artigos igualmente publicados e 02 (dois) trabalhos apresentados em eventos científicos, ambos durante a Pós-Graduação.
8. Formulário de solicitação de diploma devidamente assinado.
 
Solicitação de Diploma
 
Para a aprovação do diploma de mestrado/doutorado o Programa precisa enviar à SGC toda a documentação necessária, que será enviada via SIAD, gerando um número para acompanhar o processo on-line. Este número será repassado para a(o) estudante que ficará responsável por acompanhar o deferimento da diplomação através do sítio Siad/UFBA. Estando toda a documentação correta e, uma vez deferido o pedido, a(o) aluna(o) necessitará comparecer a SGC (Setor Searep e Sedic), das 8:00 às 12:00 h, para preencher o formulário de solicitação do diploma. A UFBA estabelece o prazo de cerca de 70 dias para a emissão do mesmo. Caso exista urgência, é necessário anexar à solicitação, os documentos que comprovam aprovação em concurso, seleção ou emprego que exijam a diplomação.
 
Solicitação de apoio para participação em evento científico
 
1. Apresentação deve ser em co-autoria com orientador/a ou outro/a docente do Programa;
2. O evento deve ser relevante para a área de estudos da pesquisa e ter, no mínimo,  abrangência regional – a cobertura de viagens ao exterior para discentes de mestrado está restrita à América Latina;
3. A solicitação deve ser enviada por e-mail ao Programa, preferencialmente, com quatro semanas de antecedência, acompanhada de:
a) Carta de aceite e programação do evento;
b) texto integral da comunicação a ser apresentada;
c) itinerário, datas e horários compatíveis com o período do evento.
4. O Programa irá ressarcir o pagamento de taxa relativa à inscrição do trabalho do/a orientador/a e, eventualmente, poderá também fazê-lo em relação à taxa dos/as discentes – a depender da disponibilidade de recursos;
5. A concessão de ajuda de custo (com hospedagem e alimentação) poderá ocorrer em alguns casos em que não tenha havido custeio de passagens aéreas, a depender da viabilidade da solicitação no sistema SCDP*, a ser avaliada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação.
 
*OBS.: As Pós-Graduações utilizam o Sistema do Governo Federal de Concessão de Diárias e Passagens - SCDP, que viabiliza a administração das solicitações e pagamentos de Diárias e Passagens, obedecendo a legislação em vigor para a administração pública federal direta, autarquias e fundações.
 
Ordem de prioridade para a concessão de auxilios e/ou passagens:
 
      1. aqueles/as que ainda não receberam qualquer auxilio no ano;
      2. aqueles/as que se encontram em estagio avançado da sua pesquisa;
      3. aqueles/as que não tem bolsa e/ou emprego
      4. aqueles/as que tem bolsa
 
Bolsas de estudos e financiamento de pesquisa
 
A(o) mestranda(o), sem vínculo empregatício, poderá concorrer a bolsa de demanda social através da UFBA, submetendo-se à apreciação da Comissão de Bolsas do PPGNEIM.  A(o) aluna(o) pleiteante à bolsa deverá manifestar seu interesse através de carta dirigida à Coordenação do Programa acompanhada do formulário para concessão de bolsa. A(O) aluna(o) que dispõe de vínculo empregatício poderá  solicitar bolsas de estudos através da sua instituição de origem aos órgãos de fomento como o FAPESB, CNPq, CAPES, entre outros.
 
Anualmente devera ser solicitado renovação da bolsa.
 
Os projetos de dissertação ou teses poderão concorrer a financiamento de órgãos de fomento à pesquisa no Estado da Bahia, a exemplo da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia- FAPESB, cujo calendário de submissão de propostas é definido, em geral, no início de cada ano. O calendário e as condições de financiamento estão disponíveis e podem ser consultados através do site da Fapesb.
 
Bolsas sanduiche
 
As solicitações podem ser feitas diretamente a instituição financiadora a exemplo de CAPES e CNPq ou através do PDEE (Programa de Doutorado no país com Estagio no Exterior)
 
Orientação
 
Toda(o) aluna(o) terá direito a uma orientadora ou orientador, que a(o) acompanhará durante a sua vida acadêmica. A escolha da(o) orientador(a) é realizada em reunião do corpo docente com aprovação posterior do Colegiado do Programa.
 
Para o desenvolvimento da dissertação, a(o) aluna(o) deverá se matricular na atividade Projeto de Dissertação desde o primeiro semestre letivo, e agendará junto com a(o) orientador(a) os dias e horários para os encontros, devendo cumprir durante o semestre, no mínimo, 30 (trinta) horas de orientação, podendo ser 02 (duas) horas por semana.
 
A(o) aluna(o) a depender do tema e aceitação da(o) orientadora(or) e aprovação do colegiado, poderá eleger uma co-orientação de outros programas e/ou instituições
Representação discente
 
As(os) alunas(os) do curso de mestrado ou doutorado terão assento no Colegiado do Programa de Pós-Graduação com direito a voz e voto, através de um(a) representante por curso, cuja função principal é representar os interesses do corpo discente junto ao Colegiado do Programa. A(o)s representantes e suas(seus) substitutas(os) serão escolhidas(os) por seus pares, através de eleição direta em reunião convocada pela Coordenação no primeiro mês de aulas do curso, e terão o mandato com  duração de 01(um) ano.
 
Cadastro do currículo na Plataforma Lattes 
 
Todas(os) estudantes deverão cadastrar seu currículo na Plataforma Lattes, após sua vinculação ao PPGNEIM, no prazo máximo de 30 dias do início das aulas e atualizá-lo constantemente após qualquer nova atividade.
 
Relatório anual de  atividades    
 
Ao final de cada ano (ou semestre, caso o vínculo de encerre no meio do ano), o(a) aluna(o) deverá entregar na secretaria do Programa, relatório das atividades desenvolvidas, segundo modelo. Este relatório é OBRIGATÓRIO.
 
Normas de apresentação da dissertação ou tese
 
Para apresentação final do trabalho acadêmico a que se refere este documento, deve-se, recorrer aos documentos da ABNT relativos aos seguintes assuntos: referências, elaboração do trabalho acadêmico, citações em documentos, apresentação, numeração progressiva das secções de um documento, citações em documentos, normas de apresentação tabular, procedimentos para preparação de índices, sumários e resumos, dentre outros.
 
A CAPA
 
A capa deverá ser dura de cor MAGENTA ESCURA, com  letras prateadas, tipo Times New Roman, Normal, obedecendo a seguinte ordem:
Parte superior, com alinhamento do parágrafo à esquerda: símbolo da UFBA, sucedido do nome da Universidade Federal da Bahia) e abaixo deste, a unidade de ensino (Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas), em seguido o nome do Programa de Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo;
Parte central: nome do autor ou autora;
Parte central: título e sub-título (se houver) do trabalho;
Na parte inferior, com alinhamento do parágrafo ao centro: local e ano de entrega da versão final 
 
FICHA CATALOGRÁFICA 
 
Impressa no verso da folha de rosto, deverá ser  escrita com auxílio de uma bibliotecária da FFCH. Caso a Escola não disponha dessa profissional, deve-se recorrer à biblioteca central/UFBA.
 
Para fazer a ficha catalográfica da dissertação/tese é necessário entregar à(ao) bibliotecária(o): CD contendo: folha de rosto, resumo, introdução, considerações finais, quantidade de folhas, anexos, apêndices e, se possível, todo o conteúdo do texto.
 
LOMBADA    
                
A inscrição nesse espaço da capa é obrigatória. Nela deverá constar: na parte superior, a sigla UFBA e a sigla PPGNEIM; ao centro, impresso longitudinalmente e legível do alto para o pé da lombada: o nome da autora ou autor;  logo abaixo, o título do trabalho impresso da mesma forma que o nome da autora ou autor; e na porção inferior, o ano em que a dissertação foi depositada na secretaria do Programa de Pós-Graduação.
 
FOLHA DE ROSTO
 
Os elementos dessa folha deverão estar dispostos na seguinte ordem:
 
Na porção superior, com parágrafo alinhado ao centro da folha: nome da(s) autora(s) ou autor(es) do trabalho;
 
Parágrafo com alinhamento ao centro da folha: título e sub-título (se houver) do trabalho;
 
Em seguida, em parágrafo único, alinhado à direita e recuo de 6 cm da margem esquerda da folha, deverá constar texto com o seguinte conteúdo: natureza do trabalho (tese, dissertação, etc.) e
objetivo (obtenção de grau de mestra(e)/ doutor(a), nome da instituição a que o trabalho foi submetido; nome do Programa;
 
Abaixo e à direita da folha, deverá constar o nome da orientadora ou orientador e co-orientadora/co-orientador (se houver);
Na porção inferior e ao centro, local e ano do depósito do trabalho. (ver modelo)
 
TERMO DE APROVAÇÃO
 
Elemento obrigatório para os trabalhos que são submetidos a julgamento por banca ou comissão examinadora. Deverá vir logo após a folha de rosto, e dela deverá constar, na seguinte ordem:
Na porção superior, com alinhamento do parágrafo ao centro: nome da autora ou autor;
 
Logo abaixo, no centro da folha: título e sub-título (se houver);
 
Em seguida, em parágrafo único e alinhamento justificado deverá constar texto com o seguinte conteúdo: natureza do trabalho (tese, dissertação, etc.) e objetivo (obtenção de grau de ....); nome da instituição a que o trabalho foi submetido; nome do Programa;
 
Com alinhamento á direita: local e data de aprovação do trabalho;
 
E, por último, nome das pessoas componentes da banca examinadora, indicando a titulação e o nome da instituição a que pertencem. No caso de docentes da UFBA indicar também o Programa de Pós-Graduação ao qual estão vinculados (ver modelo)