Programas Institucionais

PROJETO PROCAD
 
Gênero e Ciências: Feminismos, Sexualidades e Violências
 
CAPES – Comitê Multidisciplinar
Período de execução: 4 anos - 2008 à 2011 - CONCLUÍDO
 
Instituição  de Apoio:
Universidade Federal de Santa Catarina
Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas 
Área de Concentração Estudos de Gênero
 
Coordenadora Geral do Projeto – Profa Dra Miriam Pillar Grossi 
Coordenação Local (PPGNEIM) – Profa. Cecília Maria Bacelar Sardenberg
 
 
Apresentação
 
Este projeto tem como objetivo principal a consolidação do campo de estudos de gênero no Brasil, através da articulação entre a área de concentração de Estudos de Gênero do Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da UFSC – que atua em parceria com o Instituto de Estudos de Gênero (IEG) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGEIMGF) da UFBA – vinculado ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre a Mulher (NEIM). 
Tratam-se de dois centros de referência no campo Interdisciplinar dos Estudos de Gênero no Brasil, tanto pela intensa atividade de pesquisa de excelência e formação que ministram em nível de pós-graduação quanto pela coordenação editorial de algumas das principais publicações da área: Revista Estudos Feministas e Coleção Bahianas. Ambas as instituições ocupam também um lugar central na articulação de redes acadêmicas, nacionais e internacionais, organizando regularmente encontros científicos como o Fazendo Gênero na UFSC e os seminários NEIM e REDOR na UFBA. 
 
Este projeto se insere no campo cientifico, internacionalmente reconhecido como de Estudos de Gênero ou Teoria Feminista. Os estudos produzidos neste campo de conhecimento são atualmente um campo de referência teórica na Teoria Social Contemporânea. 
 
A área de Estudos de Gênero aplica uma abordagem interdisciplinar para analisar temáticas relativas à constituição de identidades femininas e masculinas, papéis de gênero, violências nas relações conjugais e familiares, sexualidades e homossexualidades. 
 
Trata-se de um projeto com uma perspectiva interdisciplinar implica na articulação de recortes analíticos e metodologias distintas oriundas de diferentes disciplinas na busca de constituição de entendimentos mais amplos dos temas propostos neste projeto, a saber, a construção do saber cientifico a partir da perspectiva de gênero, os feminismos, as sexualidades e as violências. A recorrência a um leque extenso de disciplinas (Antropologia, Historia, Ciência Política, Letras, Psicanálise, Sociologia,Direito, Saúde, Artes, Cinema, etc.) é um imperativo para a compreensão da constituição cultural e histórica das relações entre homens e mulheres em diferentes sociedades e é por isto que o campo de Estudos de Gênero é um campo interdisciplinar por excelência
 
Objetivos
 
Objetivo Geral:
 
Consolidar o campo multidisciplinar de estudos de gênero no Brasil, em torno da ampliação de pesquisas sobre a ciência, os feminismos, as sexualidades e as violências.
 
Objetivos Específicos:
  • Contribuir para a consolidação do conhecimento sobre a mulher e relações de gênero. 
  • Ampliar o numero de estudantes de graduação e pós-graduação com pesquisas direcionadas aos estudos de gênero no Brasil.
  • Permitir a circulação de docentes e discentes entre as instituições envolvidas no projeto buscando ampliar e fortalecer a rede de pesquisadoras no campo dos Estudos de  Gênero no Brasil.
  • Densificar teoricamente o campo de estudos de gênero, através de seminários conjuntos e participação de docentes e discentes nas atividades regulares dos dois programas.
  • Permitir a circulação de bibliografia internacional e de ampliação de redes latino-americanas, européias e norte-americanas das quais membros dos dois programas participantes já fazem parte.
  • Produzir teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso sobre as temáticas da ciência, dos feminismos, das sexualidades e das violências.
  • Ampliar as pesquisas comparativas com base nas documentações sobre os temas do projeto existentes nos centros de documentação dos dois centros de pesquisa envolvidos.
  • Consolidar as pesquisas em desenvolvimento nestes dois programas de pós-graduação, em particular em torno das temáticas da produção da ciência, dos feminismos, das sexualidades e violências;
  • Contribuir na melhoria da formação em nível de pós-graduação e graduação em duas regiões do país: nordeste e sul.
  • Identificação das linhas de atuação
 
O projeto atuará nas seguintes linhas:
 
Gênero e Ciências: Estudos interdisciplinares dos discursos, histórica, social e culturalmente constituídos, sobre as diferenças sexuais – estudos de gênero.
 
Feminismos: poder, organizações políticas, movimentos sociais, ONGs.
 
Sexualidades: homossexualidade, heterossexualidades, conjugalidades subjetividade saúde, direitos reprodutivos, novas tecnologias reprodutivas, aborto.
 
Violências domesticas, conjugais, sexuais, geracionais, étnicas, no período da ditadura militar.
Docentes Participantes:
 
UFSC
Luzinete Minella
Miriam Grossi
Carmen Rial
Joana Maria Pedro 
Mara Lago
Cristina Wolff
 
UFBa
Cecilia Maria Sardenberg
Ana Alice Alcantara Costa
Ivia Iracema Alves
Lindinalva Rubin
Silvia Lucia Ferreira