I Congresso Internacional sobre o Pensamento das Mulheres Negras no Brasil e na Diáspora Africana e I Workshop Mulheres Negras - Pensando as Práticas Sociais, Culturais e Políticas

Texto: 

 

Período:   De  09 a 12 de Dezembro 2014

Público: Pesquisadoras/es, estudantes, especialistas, profissionais, ativistas, artistas, artesãs, integrantes dos diversos Núcleos, Centros e Programas Universitários e de Pesquisa sobre o tema, assim como Secretarias de Governo, Núcleos de Gênero e Raça de empresas públicas e privadas

Informações:  http://www.mulheresnegras.ufba.br

Contato:  pensamentomulheresnegras@gmail.com

 

Inscrições: 27/09/2014 a 30/11/2014

Apresentação

As mulheres negras, ao longo da história, têm empreendido diferentes ações de rebeldia e resistência contra as estruturas engendradas pelo racismo patriarcal, minando o poder estabelecido. Essas ações, apesar de constantes, estão ausentes da literatura hegemônica sobre mulheres, feminismos e gênero. Construídas a partir de embates e estratégias de sobrevivência nas sociedades pós-coloniais marcadas pelo racismo e sexismo, as inciativas das mulheres negras representam contra poderes, com potencialidade para abrir espaços alternativos em áreas fechadas à participação das mulheres negras, como a da produção intelectual.

Os espaços sociais ocupados pelas mulheres negras desde as margens têm sido ressignificados e transformados em espaços políticos para elaboração de práticas emancipatórias e em cenário para reflexões teóricas e produção de conhecimento.

Lélia Gonzalez, intelectual negra brasileira, na década de 1980, apontava para a necessidade de pensarmos este universo, a partir de categorias próprias, elaboradas à luz da história de mulheres negras e indígenas.

As mulheres negras no Brasil e na diáspora africana têm produzido, um pensamento social crítico próprio à luz de saberes, práticas e experiências históricas de resistência contra o racismo e o sexismo, recorrendo a diferentes formas de linguagem. Neste evento, pretendemos reunir em um mesmo espaço a sociedade civil, ativistas, artistas, artesãs, agentes da cultura, estudantes, profissionais da educação, produção acadêmica local, nacional e internacional e demais pessoas interessadas, visando o intercâmbio e a visibilização da produção intelectual das mulheres negras no Brasil e na Diáspora Africana, no enfrentamento do racismo, do sexismo e lesbofobia nas sociedades.

O I Congresso Internacional sobre o Pensamento de Mulheres Negras no Brasil e na Diáspora Africana & I Workshop Mulheres Negras - Pensando Práticas Sociais, Culturais e Políticas nasce com o intuito de explorar a produção de conhecimento promovida pelas mulheres negras em diferentes áreas; divulgar o pensamento das mulheres negras e suas diversas atuações e linguagens no campo cultural, social e político. Buscando também facilitar os agenciamentos de novas pesquisas e ações; propiciar novos intercâmbios entre professoras/es, pesquisadoras/es, estudantes e ativistas dos movimentos de mulheres, mas, sobretudo,  constituir-se num momento de formação e articulação de todos esses temas e perspectivas, como forma alternativa de reflexão e estudos acerca das desigualdades raciais e de gênero.  

Fruto de uma parceria entre Criola/RJ, NUGSEX - Diadorim/UNEB, Escola de Música/UFBA e Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher/NEIM/UFBA, conta com apoio da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial eacontecerá no período de 9 a 12 de dezembro de 2014, em Salvador- Bahia.

Desde já convidamos pesquisadoras/es, estudantes, especialistas, profissionais, ativistas, artistas, artesãs, integrantes dos diversos Núcleos, Centros e Programas Universitários e de Pesquisa sobre o tema, assim como Secretarias de Governo, Núcleos de Gênero e Raça de empresas públicas e privadas, a participarem deste evento, que tem como principal objetivo agregar e articular um público envolvido e interessado na discussão, constituindo-se como um espaço de troca de conhecimentos e experiências, que levem a reflexões sobre a temática em pauta.