[ALUNA ESPECIAL 2020.1] Edital de Seleção

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNAS ESPECIAIS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES SOBRE MULHERES GÊNERO E FEMINISMO 2020.1 (MESTRADO E DOUTORADO)

[Este edital emprega o feminino - “alunas”, “candidatas”, “professoras”, “orientadoras” etc. – para referir-se a pessoas de diferentes gêneros]

A Coordenação do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES SOBRE MULHERES GÊNERO E FEMINISMO (PPGNEIM), da Universidade Federal da Bahia, no uso de suas atribuições, torna pública, por meio deste Edital, as normas da seleção de alunas especiais nos cursos de Mestrado e Doutorado para o semestre 2020.1, em conformidade ao Regulamento de Ensino de Graduação e Pós-Graduação (stricto sensu) da UFBA e o Regimento Interno do Programa:

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

• Uma cópia autenticada dos seguintes documentos:

1. Documento de identificação oficial com foto (RG, CNH, carteira do conselho profissional e etc.);
  2. CPF;
  3. Certidão de quitação com a Justiça Eleitoral;
  4. Documento de quitação com o serviço militar (para brasileiros natos ou naturalizados);
  5. Histórico escolar do curso de graduação (e de mestrado, em caso de inscrição a nível de doutorado);
  6. Diploma de graduação plena (frente e verso) em Curso superior reconhecido pelo MEC ou declaração de conclusão de curso expedida nos últimos 180 dias (e de mestrado, em caso de inscrição a nível de doutorado);

• Comprovante de pagamento da TAXA DE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO (ALUNO ESPECIAL DE PÓS-GRADUAÇÃO) no valor de R$ 60,75 (sessenta reais e setenta e cinco centavos).

*A Guia de Recolhimento para pagamento da taxa de inscrição é obtida na internet no endereço: https://supac.ufba.br/servicos-academicosboletos > na opção "Serviços acadêmicos." > "Gerar nova GRU" > selecionar “INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO (ALUNO ESPECIAL DE PÓS-GRADUAÇÃO) ”, colocar seu nome, CPF e gerar o boleto.

* A candidata deve estar atenta ao recibo de pagamento da GRU (inscrição e matrícula) gerado através do internet banking conste “COMPROVANTE DE PAGAMENTO” e não “AGENDAMENTO DE PAGAMENTO”. O comprovante de agendamento não garante a liquidação do boleto, logo não é aceito pela Administração da UFBA.

• Uma cópia do Curriculum Lattes (versão resumida);
  • Carta de intenção destinada a docente responsável pela disciplina optada expondo motivação para candidatura.

Inscrições:

20 a 24 de janeiro de 2020

Resultado:

até 06 de fevereiro de 2020

Matrícula e Entrega do Comprovante de Pagamento da Matrícula:

17 e 18 de fevereiro de 2020

Início das Aulas:

02 de março de 2020

INSCRIÇÃO

• As inscrições deverão ser efetuadas através da entrega física dos documentos na portaria do NEIM ou por via postal, sendo obrigatória, neste caso, a utilização de serviço de entrega rápida, situação na qual a data da postagem não poderá ser posterior a 24 de janeiro, último dia de inscrição.

* O endereço postal para o entrega/envio da documentação encontra-se informado neste item:

Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres Gênero e Feminismos (PPGNEIM)
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) - Universidade Federal da Bahia
Estrada de São Lázaro, 197 - Federação - Salvador/BA
CEP: 40.210-730

• Serão disponibilizadas vagas nas seguintes disciplinas:

Professoras

Dra. Marcia Tavares

SEX

08:50/12:30

* A inscrição para a disciplina FCHD17 – Ciências Sociais e Gerações com a Profª Alda Motta deverá ser realizada junto ao PPG Ciências Sociais, conforme edital para aluna especial a ser lançada pelo mesmo. Acompanhar em https://ppgcs.ufba.br/

• O número de selecionadas por disciplina dependerá da avaliação da docente responsável, considerando o número de estudantes regulares do Programa e de outros Programas da UFBA matriculadas.

AVALIAÇÃO

• A seleção será através de avaliação da carta de intenção e currículo lattes da candidata feita pela docente responsável da disciplina optada, ou a critério desta, pela Coordenação do Programa.

DISPOSIÇÕES FINAIS

• Conforme Regulamento de Ensino de Graduação e Pós Graduação da UFBA:

“Art. 27 § 2º O aluno especial só poderá se inscrever em até um total de seis (06) componentes curriculares na graduação e até um total de quatro (04) componentes curriculares na pós-graduação respeitando o limite máximo de dois (02) componentes curriculares por semestre.

§ 3º O aluno, na condição de especial, poderá se inscrever no mesmo componente curricular até, no máximo, duas vezes.”

• Será desclassificada e automaticamente excluída do processo seletivo, a candidata que:
  1. Prestar declarações ou apresentar documentos falsos;
  2. Não apresentar toda a documentação requerida nos prazos e condições estipuladas neste Edital.
  • A aprovação na seleção não confirma matrícula. Após o resultado da seleção as candidatas deverão efetuar o pagamento da taxa de matrícula e apresentar nos dias informados – 17 e 18 de fevereiro – nos valores de (R$ R$ 187,78para aluna especial de mestrado e R$ R$ 254,05 para aluna especial do doutorado)
  • A documentação das candidatas não selecionadas permanecerá disposição na Secretaria do Programa por um período de até 60 (sessenta) dias após a divulgação do resultado final. Findo este período, a documentação será inutilizada e descartada.
  • Ao inscrever-se no processo seletivo, a candidata reconhece e aceita as normas estabelecidas neste Edital.
  • Casos omissos serão resolvidos pela Coordenação e/ou pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo.

Salvador, 20 de dezembro de 2019

Profa. Dra. Lina Maria Brandão de Aras