ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA COMPLEMENTAÇÃO EQUIPE DE TUTORIA EM CURSOS ON LINE
PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA COMPLEMENTAÇÃO DE VAGA DE TUTORIA DE APOIO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO A DISTANCIA DO CURSO EXTENSÃO EM GESTÃO DE POLÍTICAS PUBLICAS DE GÊNERO E RAÇA
A Superintendência de Educação à Distância no uso de suas atribuições, considerando o estabelecido no Regimento Interno da Universidade Federal da Bahia torna público o processo simplificado de seleção complementar de Tutor/a de Apoio Acadêmico em EAD, por tempo determinado, com recursos oriundos de fontes próprias ou de terceiros, de pessoa física por serviços prestados no âmbito da UFBA e demais legislações pertinentes.
1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1 A seleção regida por esta Chamada Pública será executada por intermédio da Superintendência de Educação à Distância.
1.2 Esta seleção terá validade de 12 (doze) meses, a contar da data da homologação do seu resultado final, e poderá ser prorrogada por igual período, a critério da Administração.
1.3 O/a profissional selecionado/a poderão fazer jus ao recebimento de parcelas de remuneração bruta, durante o período que atuar nos projetos vinculados a esta Superintendência de Educação à Distância.
2. DO NÚMERO DE VAGAS E DA CARGA HORÁRIA
2.1 O Processo Seletivo destina-se ao preenchimento de vagas residuais com vistas ao desempenho relacionado à função temporária de Tutor/a de Apoio Acadêmico em EAD, para o cursos GPPGER-Extensão 2014-2015. Em conformidade com o Ofício Circular 20/2011- DED/CAPES que estabelece que os/as tutores da UAB devem ser alunos/as de programa de pós-graduação de IES pública ou possuir outro tipo de vínculo com a IES de atuação, como por exemplo, ser professor/a voluntário/a, assistente ou similar, dois terços das vagas serão ocupadas obrigatoriamente por aquelas(es) que atendam a tais exigências.
2.2 Trata-se de Chamada Pública para prestação de serviço, sem vínculo empregatício, a ser executada por determinado período, por prazo a ser definido pela coordenação de cada curso.
2.3 Carga horária de 30 (trinta) horas semanais para acompanhamento da turma à distância sob sua responsabilidade:
- Observar critérios éticos que permitam estabelecer uma comunicação eficaz com a Coordenação, com o/a Professor/a Formador/a e com os demais colegas de trabalho a fim de estimular a criação de um ambiente que favoreça o processo de aprendizagem de todos;
- Participar de reuniões presenciais em horários a serem definidos pela Coordenação do Curso;
- Ter abertura e flexibilidade, pois o trabalho estará sujeito à críticas e sugestões;
- Possuir acesso rápido e contínuo à Internet banda larga.
3. DOS REQUISITOS, DAS ATRIBUIÇÕES E DA REMUNERAÇÃO
3.1 Requisitos para tutor/a de apoio acadêmico em EAD para o Curso de Extensão em Gestão de Políticas Públicas com Foco na Temática de Gênero e Raça (01 vaga): Mestrando/a e/ou Especialista em Estudos de Gênero e Feminismo ou em áreas afins com projeto de dissertação e/ou monografia concluída em estudos sobre a mulher e gênero; Graduação em Ciências Sociais, Administração, Direito, Serviço Social e áreas afins; apresentar carta versando sobre a relevância do tema e sua trajetória na área.
3.2 Atribuições dos Tutor/a:
- Participar de reuniões presenciais com a Coordenação do Curso, quando solicitado;
- Participar do Curso de Formação de Tutores antes do início do Curso;
- Participar de reuniões com o Professor/a Formador (a) de cada Módulo, sempre que solicitado;
- Conhecer o cronograma de estudo e de avaliações da turma sob sua responsabilidade;
- Orientar os estudantes na busca das informações necessárias para a construção do conhecimento e para o alcance da autonomia como estudante de educação à distância;
- Acompanhar e dirimir as dúvidas dos estudantes nas atividades realizadas através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), certificando-se de que a dúvida foi sanada;
- Acompanhamento e retorno das atividades pedagógicas escritas e on-line;
- Encorajar e auxiliar os estudantes na busca de informações adicionais nas mais diversas fontes de informação: bibliotecas virtuais, endereços eletrônicos, bibliotecas, etc.;
- Atualizar o registro de notas e frequência no AVA;
- Orientar os estudantes sobre a importância da utilização de todos os recursos oferecidos no AVA para a aprendizagem;
- Comunicar-se com os/as alunos/as que não recorrem à tutoria ou que não realizam as atividades e avaliações, através de e-mail e/ou telefone;
- Respeitar os princípios da ética nas discussões com os/as cursistas e colegas de equipe;
- Realizar com pontualidade as atividades previstas para a turma sob sua responsabilidade;
- Acompanhar e atualizar as informações pertinentes à sua turma na plataforma;
- Apresentar um relatório de atividades ao final de cada Módulo à Coordenação do Curso com o registro da participação do estudante, suas principais dúvidas e respectivas orientações, encaminhamentos e registros de informações sobre os tipos e os níveis de dificuldades que os estudantes apresentam em relação a tópicos dos módulos e respectivos materiais didáticos.
3.3 Remuneração:
- Os/as tutores/as selecionados/as receberão bolsas de tutoria no valor de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais) cada, conforme Resolução CD/FNDE Nº. 26 de 5 de junho de 2009, durante todo o período de acompanhamento do curso;
- Os/as tutores/as selecionados não poderão ter vínculo com outros projetos pertencentes ao Programa Universidade Aberta do Brasil/UAB/FNDE, no período previsto para o desenvolvimento das atividades.
· Em conformidade com o Ofício Circular 20/2011-DED/CAPES que estabelece que os/as tutores/as da UAB devam “estar vinculado ao setor público, ser aluno de programa de pós-graduação de IES pública ou possuir outro tipo de vínculo com a IES de atuação, como, por exemplo, ser professor voluntário, assistente ou similar.", dois terços das vagas serão ocupadas obrigatoriamente por aquelas/es que atendam a tais exigências.
4.0 DA INSCRIÇÃO
4.1 Para efetivar o pedido de inscrição o/a candidato/a deverá entregar os seguintes documentos, em envelope lacrado, no endereço abaixo especificado no período de 10 a 14 de abril 2014.
Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher/Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas/UFba
Estrada de São Lázaro, 197 - Federação 40. 140-730 Salvador/Ba
· Fotocópia do comprovante da maior titulação solicitada;
· Curriculum vitae com documentos comprobatórios;
· Carta versando sobre a relevância do tema e sua trajetória na área;
· Fotocópia de comprovante de vínculo com serviço público em uma das três esferas (união, estado, município) quando for o caso;
· Comprovante de experiência em educação à distância (a experiência em EAD será usada, se necessário, como um critério de desempate para a seleção).
4.2 O candidato ao realizar a inscrição para o processo seletivo, declara:
· Atender a todos os requisitos para o exercício da função;
· Ter disponibilidade de tempo para desenvolvimento das atividades propostas;
· Cumprir e aceitar todos os itens e as condições presentes nesta Chamada Pública;
· Se responsabilizar pela veracidade das informações prestadas no presente processo, sob as penas da lei.
5 DA SELEÇÃO
5.1 A seleção se fará em 02 (duas) etapas:
· Primeira etapa: Análise dos documentos e verificação do cumprimento dos requisitos;
· Segunda etapa: avaliação de domínio de conteúdo programático do curso.
5.2 Somente serão convocados/as para a segunda etapa os candidatos selecionados na primeira etapa.
6 DO RESULTADO DA SELEÇÃO
6.1 O resultado da primeira etapa do processo seletivo será divulgado no dia 22 de abril de 2014.
6.2 O resultado final do processo seletivo será divulgado pela Coordenação de cada curso.
6.3 É de total responsabilidade total do/a candidato/a a busca de informações sobre o processo seletivo junto à Coordenação do curso.
6.4 Os prazos e datas referentes ao resultado desta seleção estão especificados no item 8 da presente chamada.
7 DA DOCUMENTAÇÃO
7.1 Os/as selecionados deverão se apresentar à Coordenação do curso, para assinatura do Termo de Compromisso;
7.2 Serão exigidos dos/as candidatos/as selecionados/as os seguintes documentos: RG, CPF, título eleitoral com os comprovantes das duas últimas eleições, Certificação da última titulação, comprovante de residência, currículo lattes;
7.3 O/a candidato/a que na data da contratação não reunir os documentos citados acima perderá o direito ao ingresso na referida Função Temporária.
8 DO CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
Datas Prováveis |
Eventos |
10 a 14 de abril de 2014 |
Período de Inscrição. |
15 de abril de 2014 |
1ª Etapa – análise do curriculo |
16 de abril de 2014 |
2ª Etapa - prova |
22 de abril de 2014 |
resultado |
9 DISPOSIÇÕES FINAIS
9.1 A prestação de serviços, constantes da presente Chamada Pública, não acarretará, em qualquer hipótese, vínculo empregatício com a UFBA ou qualquer outra Unidade Administrativa e/ou Acadêmica.
9.2 O não cumprimento de qualquer item da presente Chamada Pública implicará na eliminação do/a candidato/a.