CNPq oferece bolsas para estudantes de países em desenvolvimento realizarem cursos no Brasil

Até 13 de agosto próximo, estará aberto, na página do CNPq, processo de candidatura a bolsas de Doutorado, Doutorado Sanduíche e Pós-Doutorado no Brasil para estudantes e pesquisadores originários de paises em desenvolvimento, que não o Brasil.
O CNPq, em cooperação com a TWAS - Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (www.twas.org), está oferecendo bolsas para que estudantes e pesquisadores de países em desenvolvimento, que não o Brasil, possam realizar programas de Doutorado, Doutorado Sanduíche e Pós-Doutorado em instituições brasileiras de ensino e pesquisa, avaliadas com conceito 5, 6 ou 7 pela CAPES.
A cooperação do CNPq com a TWAS está inserida no âmbito da cooperação Sul-Sul e os programas de cooperação da TWAS, dessa natureza, têm por objetivo apoiar a ida de estudantes e pesquisadores de países em desenvolvimento para realizar estudos e pesquisas em outros países em desenvolvimento, retornando, depois, para continuarem suas carreiras acadêmicas e profissionais em seus países de origem, como multiplicadores do conhecimento adquirido.
Apesar de estudantes e pesquisadores brasileiros não poderem se candidatar a bolsas na cooperação do CNPq com a TWAS, esta última Agência mantém vários outros programas de cooperação com a China, Índia, Malásia, México, Paquistão e Tailândia, abertos à participação de brasileiros.
Para mais informações sobre as oportunidades de bolsas oferecidas dirija-se à página eletrônica da TWAS , no endereçowww.twas.org e clique em Programmes< Exchangefellowships@twas.org
Para mais informações sobre a cooperação do CNPq com a TWAS dirija-se à página eletrônica do CNPq, no endereçohttp://www.cnpq.br/editais/ct/2010/twas.htm ou envie uma mensagem para twas.ascin@cnpq.br