EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA TUTORES/AS EM CURSOS ON LINE
EDITAL Nº 01 DE 22 DE JUNHO DE 2010
ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE TUTORES
O Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher, da Universidade Federal da Bahia (NEIM/UFBA), em convênio com o Ministério da Educação e Secretaria de Educação Continuada para a Diversidade(MEC/SECAD), através da Universidade Aberta do Brasil/UFBa comunica que estarão abertas as inscrições para o Processo de Seleção de Tutores/as dos Cursos de Especialização em Gestão de Políticas Públicas com Foco na Temática de Gênero e Raça; Curso de Formação em Gestão de Políticas Públicas com Foco na Temática de Gênero e Raça e Curso de Formação em Gênero e Diversidade na Escola.
1. DISPOSIÇÕES GERAIS
- Os/As Tutores/as serão selecionados/as com base nos critérios estabelecidos no presente
- documento.
- O/A candidato/a que, por qualquer motivo, deixar de atender às normas e às recomendações
- estabelecidas será automaticamente eliminado/a do processo de seleção.
- Após seleção, se o/a candidato/a for aprovado/a, estará ciente do perfil e atribuições dos/as
- Tutores/as, conforme orientações descritas nos itens 2 e 3.
- O/A Tutor/a que, após a seleção, não desempenhar as suas funções conforme as diretrizes propostas pela Coordenação, será automaticamente desligado/a.
- O/A Tutor/a selecionado/a não terá vínculo empregatício com a UFBA.
2. PERFIL DOS/AS CANDIDATOS/AS
2.1 No ato da inscrição, o/a candidato/a deverá apresentar o seguinte perfil para cada curso especifico:
2.1.1 para o Curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas com Foco na Temática de Gênero e Raça
- Mestrado em Estudos de Gênero e Feminismo ou em áreas afins com dissertação em estudos sobre a mulher e gênero;
- Graduação em Ciências Sociais, Administração, Direito e Serviço Social;
- Ter conhecimento e experiência mínima de 1(um) ano em atividades típicas de ensino (nível médio ou superior);
- Carta versando sobre a relevância do tema e sua trajetória na área;
2.1.2 para o Curso de Formação em Gestão de Políticas Públicas com Foco na Temática de Gênero e Raça
- Mestrando e/ou Especialista em Estudos de Gênero e Feminismo ou em áreas afins com projeto de dissertação e/ou monografia concluída em estudos sobre a mulher e gênero;
- Graduação em Ciências Sociais, Administração, Direito e Serviço Social;
- Ter conhecimento e experiência mínima de 1(um) ano em atividades típicas de ensino (nível médio ou superior);
- Carta versando sobre a relevância do tema e sua trajetória na área;
2.1.3 para o Curso de Formação em Gênero e Diversidade na Escola
- Mestrando e/ou Especialista em Estudos de Gênero e Feminismo ou em áreas afins com projeto de dissertação e/ou monografia concluída em estudos sobre a mulher e gênero;
- Ter conhecimento e experiência mínima de 1(um) ano em atividades típicas de ensino (nível médio ou superior);
- Graduação em áreas afins (preferencialmente com habilitação em licenciatura);
- Carta versando sobre a relevância do tema e sua trajetória na área;
2.2 Para a realização do trabalho, o/a candidato/a deverá:
- Dispor de 20(vinte) horas semanais para acompanhamento da turma sob sua responsabilidade;
- Observar critérios éticos que permitam estabelecer uma comunicação eficaz com a coordenação, com o/a Professor/a Formador/a e com os/as demais colegas de trabalho, a fim de estimular a criação de um ambiente que favoreça o processo de aprendizagem de todos.
- Participar de reuniões em horários a serem definido pela Coordenação do Curso;
- Ter abertura e flexibilidade, pois o seu trabalho estará sujeito a críticas e sugestões.
- Possuir acesso rápido e contínuo à Internet.
3. DAS ATRIBUIÇÕES DOS/AS TUTORES/AS
- Participar de reuniões presenciais com a coordenação, quando solicitado;
- Participar do Curso de Formação de Tutores, antes do início do curso;
- Participar de reuniões com o Professor/a Formador/a de cada Módulo, sempre que solicitado;
- Conhecer o cronograma de estudo e de avaliações da turma sob sua responsabilidade;
- Orientar os estudantes na busca das informações necessárias para a construção do conhecimento e para o alcance da autonomia como estudante de educação à distância;
- Acompanhar e dirimir as dúvidas dos estudantes nas atividades realizadas através do Ambiente Virtual de Aprendizagem(AVA), certificando-se de que a dúvida foi sanada;
- Acompanhamento e retorno das atividades pedagógicas escritas e on-line;
- Encorajar e auxiliar os estudantes na busca de informações adicionais nas mais diversas fontes de informação: bibliotecas virtuais, endereços eletrônicos, bibliotecas etc.;
- Atualizar o registro de notas e freqüência no AVA;
- Orientar os estudantes sobre a importância da utilização de todos os recursos oferecidos no AVA para a aprendizagem;
- Comunicar-se com os alunos que não recorrem à tutoria ou que não realizam as atividades e avaliações, através de e-mail e/ou telefone;
- Respeitar os princípios da ética nas discussões com os/as cursistas e colegas de equipe;
- Realizar, com pontualidade, as atividades previstas para a turma sob sua responsabilidade;
- Acompanhar e atualizar as informações pertinentes à sua turma na plataforma;
- Apresentar um relatório de atividades ao final de cada Módulo à Coordenação do Curso com o registro da participação do estudante, suas principais dúvidas e respectivas orientações e encaminhamentos e registros de informações sobre os tipos e os níveis de dificuldades que os estudantes apresentam em relação a tópicos dos módulo e respectivo material didático.
4. DOS CARGOS E DAS VAGAS
4.1 Cargo: Tutores/as à distância.
4.2 Vagas:
- Curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas com Foco na Temática de Gênero e Raça – 12 vagas
- Curso de Formação em Gestão de Políticas Públicas com Foco na Temática de Gênero e Raça - 12 vagas
- Curso de Formação em Gênero e Diversidade na Escola – 20 vagas
4.3 Remuneração
- Os tutores selecionados receberão quatro bolsas de tutoria no valor de R$
- 700,00 (setecentos reais) cada, conforme Resolução CD/FNDE Nº. 26 de 5 de junho de 2009.
- Os tutores selecionados não poderão ter vínculo com outros projetos pertencentes ao Programa Universidade Aberta do Brasil/UAB/FNDE, no período previsto para o desenvolvimento das atividades.
5. DA INSCRIÇÃO
5.1. Período de inscrição
01 de julho a 20 de julho de 2010
5.2. Local da Inscrição e Documentação
Portaria do NEIM/FFCH. Estrada de São Lázaro 197 – Federação – Salvador/Bahia - das 09 às 13 h (envelope lacrado)
5.3 No ato da inscrição, os candidatos deverão entregar os seguintes documentos:
- Formulário de inscrição preenchido. Para preencher o formulário de inscrição, acesse o link disponível AQUI;
- Fotocópia do Diploma de graduação;
- Fotocópia do Comprovante da maior titulação solicitada;
- Currículum vitae com comprovações;
- Carta versando sobre a relevância do tema e sua trajetória na área;
- Fotocópia do comprovante de experiência mínima de 1 ano no ensino básico ou superior (carteira de trabalho ou comprovante correspondente) ou fotocópia do comprovante de vínculo com pós-graduação (lato/stricto sensu);
- Comprovante de experiência em educação a distância a experiência em EaD (será usada, se necessário, como um critério de desempate para a seleção).
5.4 Será permitida a inscrição em mais de um curso desde que apresentada a documentação separadamente (uma inscrição completa para cada curso).
6. DA SELEÇÃO
6.1. Primeira seleção:
Analise de documentos
6.2. Segunda seleção:
- Participação efetiva e com aproveitamento, no Curso de Formação de Tutores para Educação a Distância,
- Entrevista
7. DOS CRITÉRIOS PARA A SELEÇÃO
7.1. A seleção dos candidatos será efetuada por uma Comissão de Seleção, designada pela Direção do NEIM, com base nos seguintes procedimentos:
- Avaliação dos dados informados pelo candidato no Formulário de Inscrição;
- Avaliação da lauda entregue no momento da inscrição;
- Trajetórias/Entrevistas
8. DO RESULTADO DA SELEÇÃO
O resultado do processo seletivo para a participação no Curso de Formação de Tutores será divulgado no endereço eletrônico http://www.neim.ufba.br/site ou www.ppgneim.ffch.ufba.br no dia 30 de julho de 2010.
Salvador, 30 de junho de 2010
Profa. Dra. Márcia Macedo
Coordenadora do NEIM