Moção de Repúdio à Tentativa de Cerceamento da Reflexão Crítica das Integrantes do PPGNEIM-UFBA

Texto: 

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo da Universidade Federal da Bahia vem a público manifestar seu veemente repúdio à tentativa de cercear o desenvolvimento da reflexão crítica e o trabalho intelectual e acadêmico das pesquisadoras e estudantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), por parte de instituições e grupos extremistas nas redes sociais.

Recentemente, o PPGNEIM tomou conhecimento de diversos contextos em que ocorrem ameaças, intimidações e o uso de influência para tentar impedir a pesquisa e o posicionamento crítico de pesquisadoras e pesquisadores do campo dos estudos feministas, de gênero e diversidade, incidindo sobre pesquisadoras deste Programa que desenvolveram estudos científicos com qualidade e relevância social. Esses contextos envolvem o cerceamento da livre expressão do conteúdo em espaços de poder, a perseguição de professoras, pesquisadoras e estudantes nas redes sociais, com o intuito de interditar e desqualificar suas atuações acadêmicas.

Além de atingir a dignidade das vítimas dessas violências, as ações implementadas afrontam a autonomia na produção da ciência, da técnica, das artes e da cultura, além de restringirem a liberdade necessária para criar. Também causam prejuízos à saúde mental, incidindo inclusive na qualidade do trabalho no campo da pesquisa. Manifestamos, também, nossa irrestrita solidariedade às pesquisadoras da UFBA e às estudantes que foram vítimas dessa violência.

 

Salvador, 14 de abril de 2025.

Integrantes do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo da Universidade Federal da Bahia