REABERTURA DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA TUTORES/AS EM CURSOS ON LINE

Texto: 

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA – UFBA
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB
NÚCLEO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES SOBRE  A MULHER
 
EDITAL Nº 01 DE 13 DE ABRIL DE 2012
 
REABERTURA DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE TUTORES
 
O Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher, da Universidade Federal da Bahia(NEIM/UFBA), em convênio com o Ministério da Educação e Secretaria de Educação Continuada para a Diversidade (MEC/SECAD), através da Universidade Aberta do Brasil comunica que estarão abertas as inscrições para o Processo de Seleção de Tutores/as dos Cursos  em Gestão de Políticas Públicas com Foco na Temática de Gênero e Raça nas modalidades de especialização e aperfeiçoamento.
 
 
1. DISPOSIÇÕES GERAIS
 

  • Os/As Tutores/as serão selecionados/as com base nos critérios estabelecidos no presente
  • documento.
  • O/A candidato/a que, por qualquer motivo, deixar de atender às normas e às recomendações
  • estabelecidas será automaticamente eliminado/a do processo de seleção.
  • Após seleção, se o/a candidato/a for aprovado/a, estará ciente do perfil e atribuições dos/as
  • Tutores/as, conforme orientações descritas nos itens 2 e 3.
  • O/A Tutor/a que, após a seleção, não desempenhar suas funções no exercício de supervisão didática na educação a distância conforme as diretrizes propostas pela Coordenação, será automaticamente desligado/a.
  • O/A Tutor/a selecionado/a não terá vínculo empregatício com a UFBA.

 
2. PERFIL DOS/AS CANDIDATOS/AS
 
2.1 No ato da inscrição, o/a candidato/a deverá apresentar o seguinte perfil para cada curso especifico:
 
2.1.1 para o Curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas com Foco na Temática de Gênero e Raça

  • Mestrado em Estudos de Gênero e Feminismo ou em áreas afins com dissertação em estudos sobre a mulher e gênero;
  • Graduação em Ciências Sociais, Administração, Direito , Serviço Social e afins;
  • Carta versando sobre a relevância do tema e sua trajetória na área;

 2.1.2 para o Curso de Aperfeiçoamento em Gestão de Políticas Públicas com Foco na Temática de Gênero e Raça

  • Mestrando e/ou Especialista em Estudos de Gênero e Feminismo ou em áreas afins com projeto de dissertação e/ou monografia concluída em estudos sobre a mulher e gênero;
  • Graduação em Ciências Sociais, Administração, Direito, Serviço Social e afins;
  • Carta versando sobre a relevância do tema e sua trajetória na área;

 
2.2 Para a realização do trabalho, o/a candidato/a deverá:
 

  • dispor de 20(vinte) horas semanais para acompanhamento da turma sob sua responsabilidade;
  • observar critérios éticos que permitam estabelecer uma comunicação eficaz com a coordenação, com o/a Professor/a Formador/a e com os/as demais colegas de trabalho, a fim de estimular a criação de um ambiente que favoreça o processo de aprendizagem de todos.
  • participar de reuniões presenciais em horários a serem definido pela Coordenação do Curso;
  • ter abertura e flexibilidade, pois o seu trabalho estará sujeito a críticas e sugestões.
  • possuir acesso rápido e contínuo à Internet.

 
3. DAS ATRIBUIÇÕES DOS/AS TUTORES/AS
 

  • Participar de reuniões presenciais com a coordenação, quando solicitado;
  • Participar do Curso de Formação de Tutores, antes do início do curso;
  • Participar de reuniões com o Professor/a Formador/a de cada Módulo, sempre que solicitado;
  • Conhecer o cronograma de estudo e de avaliações da turma sob sua responsabilidade;
  • Orientar os estudantes na busca das informações necessárias para a construção do conhecimento e para o alcance da autonomia como estudante de educação à distância;
  • Acompanhar e dirimir as dúvidas dos estudantes nas atividades realizadas através do Ambiente Virtual de Aprendizagem(AVA), certificando-se de que a dúvida foi sanada;
  • Acompanhamento e retorno das atividades pedagógicas escritas e on-line;
  • Encorajar e auxiliar os estudantes na busca de informações adicionais nas mais diversas fontes de informação: bibliotecas virtuais, endereços eletrônicos, bibliotecas etc.;
  • Atualizar o registro de notas e freqüência no AVA;
  • Orientar os estudantes sobre a importância da utilização de todos os recursos oferecidos no AVA para a aprendizagem;
  • Comunicar-se com os alunos que não recorrem à tutoria ou que não realizam as atividades e avaliações, através de e-mail e/ou telefone;
  • Respeitar os princípios da ética nas discussões com os/as cursistas e colegas de equipe;
  • Realizar, com pontualidade, as atividades previstas para a turma sob sua responsabilidade;
  • Acompanhar e atualizar as informações pertinentes à sua turma na plataforma;
  • Apresentar um relatório de atividades ao final de cada Módulo à Coordenação do Curso com o registro da participação do estudante, suas principais dúvidas e respectivas orientações e encaminhamentos e registros de informações sobre os tipos e os níveis de dificuldades que os estudantes apresentam em relação a tópicos dos módulo e respectivo material didático.

 
4. DOS CARGOS E DAS VAGAS
 
4.1 Cargo: Tutores/as à distância.
4.2 Vagas:

  • Curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas com Foco na Temática de Gênero e Raça – 12 vagas
  • Curso de Formação em Gestão de Políticas Públicas com Foco na Temática de Gênero e Raça -  17 vagas

Em conformidade com o  Ofício Circular 20/2011-DED/CAPES que estabelece  que os tutores da UAB devem “estar vinculado ao setor público, ser aluno de programa de pós-graduação de IES pública ou possuir outro tipo de vínculo com a IES de atuação, como, por exemplo, ser professor voluntário, assistente ou similar.", dois terços das vagas serão ocupadas obrigatoriamente por aquelas/es que atendam a tais exigências.
4.3 Remuneração

  • Os tutores selecionados receberão bolsas de tutoria no valor de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais) cada, conforme Resolução CD/FNDE Nº. 26 de 5 de junho de 2009, durante todo o período de acompanhamento do curso;
  • Os tutores selecionados não poderão ter vínculo com outros projetos pertencentes ao Programa Universidade Aberta do Brasil/UAB/FNDE, no período previsto para o desenvolvimento das atividades.

 
5. DA INSCRIÇÃO
 
5.1. Período de inscrição
16 de abril a 8 de maio de 2012
 
5.2. Local da Inscrição
 
Portaria do NEIM/FFCH. Estrada de São Lázaro 197 – Federação – Salvador/Bahia - das 09 às 17 h
 
5.3 No ato da inscrição, os candidatos deverão entregar os seguintes documentos: (em envelope lacrado)
 

  • Formulário de inscrição preenchido. Disponivel AQUI;
  • Fotocópia do Comprovante da maior titulação solicitada;
  • Currículum vitae com comprovações;
  • Carta versando sobre a relevância do tema e sua trajetória na área;
  • fotocópia de comprovante de vinculo com serviço publico em uma das três esferas (união, estado e municipio)  quando for o caso
  • comprovante de experiência em educação a distância a experiência em EaD (será usada, se necessário, como um critério de desempate para a seleção).

  
6. DA SELEÇÃO
 
6.1. Primeira seleção:
Analise de documentos
 
6.2. Segunda seleção:

  • Participação efetiva e com aproveitamento, no Curso de Formação de Tutores para Educação a Distância,
  • Entrevista

 
7. DOS CRITÉRIOS PARA A SELEÇÃO
 
7.1. A seleção dos candidatos será efetuada por uma Comissão de Seleção, designada pela Direção do NEIM, com base nos seguintes procedimentos:
 

  • Avaliação dos dados informados pelo candidato no Formulário de Inscrição;
  • Avaliação da lauda entregue no momento da inscrição;
  • Trajetórias/Entrevistas
  • Vinculo com o serviço publico.

 
8. DO RESULTADO DA PRIMEIRA SELEÇÃO
 
 O resultado do processo seletivo para a participação no Curso de Formação de Tutores será divulgado no endereço eletrônicowww.ppgneim.ffch.ufba.br  15 de maio de 2012 
 
Salvador, 02 de maio de 2012
  
Profa. Ana Alice Alcântara Costa
Coordenadora do NEIM